Make your own free website on Tripod.com
Frei Betto

frei.jpg

QUARESMA

Estamos na Quaresma, o período litúrgico, de quarenta dias, que vai da Quarta-Feira de Cinzas ao domingo de Páscoa. Outrora, a Igreja católica recomendava que, nessa época, os cristãos se abstivessem de comer carne e até de manter relações sexuais. Hoje, a Quaresma é um convite à solidariedade. A CNBB promove, todos os anos, a Campanha da Fraternidade. Sempre em torno de um tema social. O deste ano é o idoso. Vem crescendo a cultura de cuidado com as pessoa da Terceira Idade. Elas gozam de direitos especiais no transporte coletivo, em filas de agências bancárias e supermercados, até em certas Universidades, onde podem ingressar em cursos sem exigência de vestibular ou freqüência regular. Mas ainda é pouco. Precisamos cultivar mais respeito ao idoso, sobretudo para com aqueles que já não demonstram a vitalidade criativa de uma Dercy Gonçalves e de um Oscar Niemeyer. Na pessoa de cada idoso há toda uma história. Fazem bem certas escolas que enviam seus alunos para escutar os relatos dos mais velhos, que reconstituem a história da cidade, do bairro ou de uma atividade profissional. Estão de parabéns as escolas de samba que, em seus desfiles, homenagearam seus idosos queridos, como dona Zica, e destinaram um carro alegórico para abrigar aqueles que fizeram questão de participar das alegrias do Carnaval. Não é só o respeito ao idoso que a Campanha da Fraternidade quer estimular. Também o respeito aos mais velhos. É no mínimo preocupante saber que, em muitas escolas, alunos não respeitam os mais velhos. Há inclusive casos de agressão física a professores. Bom seria que, preventivamente, as escolas promovessem júris simulados para que os próprios estudantes julgassem casos de abusos.


Organize um Comitê Popular da Campanha Nacional contra a ALCA em seu bairro, local de trabalho, sindicato, movimento social ou em sua escola, igreja e comunidade. E mantenha contato com a Campanha Nacional: Rua Glicério 221, Cep: 01514-000 São Paulo SP; Fone/Fax: (0xx11) 3341-0201; site: www.jubileusul.hpg.com.br; e-mail: jubileubrasil@caritasbrasileira.org ou jubileubrasil@terra.com.br

Frei Betto, escritor, é autor, em parceria com Emir Sader, de Contraversões civilização ou barbárie na virada do século (Boitempo), entre outros livros.

Acompanhe os textos de FREI BETTO

NOVO TEXTO: O Credo do Novo Milnio de Frei Carlos Josaphat, OP